segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Urtigão e o mercado sertanejo em quadrinhos



Urtigão é um personagem de quadrinhos criado por Dick Kinney e Al Hubbard. O personagem ficou popular no Brasil ao ganhar sua própria revista, entre 1987 e 1994. Contudo, na década de 1970, já fazia aparições em histórias do Peninha. Seu título próprio também teve uma segunda série, em 2006, com apenas seis edições. Entre 1987 e 1995 também foram publicadas cinco edições do "Almanaque do Urtigão".

Uma história de 1989 ("Sertãozinho e Cororó") acaba de ser republicada no Disney Jumbo # 03 (janeiro/2013), aquele gibi de 516 páginas. Com roteiro de Elvira Castanov, desenhos de Eli Leon, arte-final de Acácio Ramos e cores e letras do Estúdio Lua Azul, a HQ traz a temática sertaneja.

Apesar de antiga, apresenta vários aspectos que dizem respeito ao mercado musical, citando atitudes incorretas que ocorrem inclusive no mercado sertanejo até os dias de hoje. A dupla da história, Sertãozinho & Cororó, não cantava muito bem e não haviam investido em novas músicas próprias. O representante da gravadora divulgou um show da dupla, exigindo que tocassem nele novas músicas.

Anúncios em rádios, cartazes e distribuição gratuita de parte dos ingressos já havia ocorrido, e o show não poderia decepcionar os empresários. Nisso, os cantores avistaram Urtigão cantando e tocando violão (aliás, todos os desenhos de violão ou tem menos ou mais que 6 cordas, ou as tarrachas onde se afinam as cordas é em menor quantidade do que as cordas do instrumento...), composições suas, sem intenção de seguir carreira.

Então, os músicos roubam as composições de Urtigão, e as tocam no show como se fossem de sua autoria. O que eles não esperavam é que Urtigão estava na plateia. Então, a dupla revela que fez isso no desespero, já que o negócio deles não era música sertaneja, e sim rock. Então os cantores passam a cantar o que gostam, o que afasta parte do público, que acha que eles cantam gritando, como se estivessem passando mal.

                       

Podemos ver nestas 8 páginas um paralelo do que acontece com o real mercado da música... Imposições de gravadoras, músicos cantando uma coisa que não gostam apenas por pressão e/ou dinheiro, apropriação indevida de composições de terceiros e divulgação em massa de um produto que nem sempre é bom.

Disney Jumbo # 03 está nas bancas e conta também com a saga "Os Mágicos de Mickey II - A idade das trevas" completa, além de outras histórias do universo Disney.

Por Victor235

Nenhum comentário:

Postar um comentário