quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

México: Muito Além da Televisa #04



Na penúltima edição deste especial sobre o México, iremos abordar o cinema mexicano, que teve seu auge nos anos 40 e 50.

O primeiro filme mexicano foi "El Presidente de la República paseando a caballo en el Bosque de Chapultepec", um pequeno filmete de 30 segundos, algo mais experimental. Já o primeiro filme sonorizado foi "Sarita", de 1932.



A Segunda Guerra Mundial recebia total atenção dos Estados Unidos. Para conseguir aliados, os Estados Unidos davam ajuda financeira em troca de apoio. Aliado à isso, o México crescia rapidamente, o que abriu espaço para novos tipos de entretenimento, entre eles o cinema. Os filmes norte-americanos tratavam da Guerra, assunto desconectado da realidade de vários países latinos.
O humor de Cantinflas fez sucesso em todo o mundo.

Com isso, o cinema mexicano ganhou destaque em toda a América Latina na época, com muitos sucessos. Em 1942, foi fundado o Banco Cinematrografico, que facilitava o financiamento de filmes. Muitos artistas tornaram-se famosos no mundo todo, como Cantinflas, Jorge Negrete, Dolores del Río, entre outros.

Mas tudo que vem, vai e isso aconteceu com o cinema mexicano. A consolidação de Hollywood como principal mercado cinematográfico mundial imprimiu um padrão único em todo o mundo. Os estúdios nacionais passaram a sofrer forte concorrência dos Estados Unidos, e acabaram sufocados. Com o cinema mexicano não foi diferente, e a partir da década de 60 perdeu seu brilho, não lembrando mais a "Época de Oro".

No Brasil, ficaram populares as pornochanchadas nacionais nas décadas de 70 e 80. No México foi diferente, a grande produção eram filmes de terror, de grande popularidade. Os filmes que até então eram financiados pelo Governo, foram sendo ocupados por estúdios privados. O México atravessava grave crise econômica e social no início da década de 1980, fato que repercutiu no cinema nacional, reduzido à poucos filmes por ano e sem grande qualidade.

A Televicine, empresa criada pela Televisa em 1978, teve papel importante nesta época ao acreditar no cinema mexicano, fazendo filmes de sucesso como "El Chanfle" e "Nora la rebelde".

Já na década de 90, assim como o Brasil, o cinema mexicano teve uma retomada, com "Como agua para chocolate", que bateu recorde de público na Cidade do México. O videocassete teve papel importante na recuperação, e o cinema nacional voltou à fazer parte do cotidiano mexicano.

E que venham muitos filmes mais do México!

Nenhum comentário:

Postar um comentário