terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Jornalismo Evangélico: Os jornais #01


Hoje e amanhã, o Blog Manchetes vai abordar sobre o jornalismo realizado pelas igrejas evangélicas neopentecostais. A maioria das Igrejas tem publicações próprias, sejam elas revistas ou jornais. Também há portais sobre o meio religioso na internet. O tema da postagem de hoje será os jornais evangélicos.

Vamos analisar as publicações de duas igrejas, a Igreja Universal do Reino de Deus, e a Igreja Internacional da Graça de Deus. Leia um pequeno resumo da história de cada:

• O jornal da Igreja Universal chama-se "Folha Universal", e editado desde 1992. Sua tiragem é de 1.811.000 exemplares (janeiro/2013) e circula nos templos em todo o país. É semanal e sua distribuição é gratuita  O editor da Folha Universal é George Alonso e a redação se situa em São Paulo.

• O jornal da Igreja da Graça chama-se "Jornal Show da Fé". Foi criado em 2004 e tem como slogan "O jornal da palavra de Deus.". É mensal e tem distribuição gratuita  Sua tiragem não é informada, mas algumas fontes na internet citam 1 milhão de exemplares. A editora do jornal é Elaine Monteiro, e o diretor-executivo é o próprio R.R. Soares. A redação se situa no Rio de Janeiro.

Os dois jornais são bem diferentes em forma e conteúdo. O visual da Folha Universal lembra jornais tradicionais, como Folha de São Paulo e O Globo. Já o Jornal Show da Fé tem um formato mais popular, lembrando jornais populares. A semelhança entre os dois é o formato tablóide.

O Jornal Show da Fé tem a coluna de R.R. Soares, assim como a Folha Universal publica a coluna de Edir Macedo. Porém, o enfoque dado pelos jornais são bem diferentes. A Folha Universal dá um tom mais geral para as matérias, não focando apenas os fiéis. O Jornal Show da Fé traz conteúdos, em sua maioria, voltados apenas aos fiéis. O que em tese seria uma atitude certa, pois os jornais são distribuídos apenas nos templos, na prática não é, pois afasta aqueles que tem curiosidade em ler o jornal da denominação, mesmo sendo de outra religião.

Outra característica é a presença do líder da Igreja nos jornais. Enquanto Edir Macedo praticamente não aparece na Folha Universal, a maioria das páginas do Jornal Show da Fé tem anúncios dos programas de R.R. Soares em rádio e televisão, além dos produtos das demais empresas da Igreja.

O Jornal Show da Fé não abre espaço para notícias generalistas, já a Folha Universal tem um caderno chamado 'Sete Dias' com assuntos gerais. Na Folha Universal, assuntos relativos à Igreja ficam concentrados no caderno Folha IURD. Por incrível que pareça, o caderno tem apenas quatro páginas, das 32 do jornal.. O Jornal Show da Fé aborda várias histórias de superação de membros da Igreja da Graça, e as notícias das ações realizadas são poucas.

Há uma página inteira dedicada à perguntas dos leitores à R.R. Soares, chamada de "Palavra Amiga". Também há espaço para fotonovelas baseadas em histórias reais, recurso utilizado por décadas em revistas femininas. A Folha Universal cede espaço para divulgar atrações da Rede Record.

A contra-capa da Folha Universal é uma coluna chamada Ponto Final, com a opinião da redação sobre um assunto. No Jornal Show da Fé, a contra-capa é uma divulgação da Nossa TV, a tv por assinatura da IIGD.

É louvável a ideia de dar espaço às denominações evangélicas no jornalismo impresso, porém muitas vezes o espaço é utilizado para preconceito religioso em relação às demais religiões. A Folha Universal usou o jornal para fazer denúncias contra as Organizações Globo em 2009. Também acusou a apresentadora Xuxa Meneghel de vender a alma para o Demônio por US$ 100 milhões. A Igreja Universal acabou sendo processada.

Caso você queira conferir a última edição da Folha Universal, clique aqui, e a última edição do Jornal Show da Fé, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário